Blog – Live Viagens

INICIO / BLOG

OBT: O que é? Para que serve? Como Utilizar?

OBT: O que é? Para que serve? Como Utilizar?

Se você é gestor de viagens ou mesmo viajante de uma empresa que demanda viagens corporativas já deve ter ouvido o termo OBT ou provavelmente já usou este recurso.

OBT, ou, Online Booking Tool se trata de ferramenta online para gestão de viagens. Na ferramenta é possivel gerenciar uma série de recursos, deste a criação de reserva, acompanhamento em tempo de viajantes ou relatórios gerenciais de todos os tipos. Esta são só algumas das funcionalidades de um OBT, que na verdade existem vários, desde ferramentas mais simples para solicitação de voos, hoteis e outros serviços, até sistemas mais robusto que permitem centralizar todoas as informações de viagens corporativas da sua empresa dentro da ferramenta facilitando a rotina de viagens de uma corporação. Abaixo citaremos alguns dos beneficios.

Benefícios do OBT

Transparência e economia

O sistema permite a comparação em tempo real de tarifas ( aéreas, hospedagem, locação de veículos e outros) desta forma o gestor pode aferir se possui valores e acordos competitivos. Além disso, mesmo depois de finalizado o processo de viagem é possível verificar comparativos de valores e se a compra foi efetivamente a melhor

Redução de tempo e tarefas

O processo “manual” de solicitação de viagens, seja via telefone, email ou mensagens se mostra com o tempo um processo lento, passivo de erros e certamente oneroso para a empresa, pois demanda mais tempo de trabalho para uma solicitação bem com as tarifas são passiveis de mudança de valores a todo o momento, o OBT permite um processo centralizado, solicitações online que geram agilidade, o processo todo é registrado de ponta a ponta.

Politica de viagens

Já falamos aqui no blog sobre o assunto, o com um OBT é possível a aplicação da politica de viagens completa dentro do sistema, como por exemplo, teto de tarifa aérea, teto de diária de hotel por cidade, modelo de veículos permitidos por departamento da empresa, mínimo de antecedência de dias para compra de viagens, entre outras diversas e infinitas politicas.

Total autonomia para os gestores

Via OBT é possível parametrizar níveis de usuários e viajantes, desta forma cada setor ou colaborador terá o devido acesso de acordo com o que a empresa estipular.

Desta forma, todos tem a certeza que estão fazendo o processo de gestão de viagens corporativas de forma mais econômica para a empresa e respeitando as diretrizes, quem tenta “fugir” das regras e avisado pela ferramenta e consequentemente os seus superiores também.

Centralização da viagem

É possível com um OBT centralizar toda viagem corporativa em um só processo de compra, sendo assim, 1 processo ou 1 autorização apenas para Aéreo, Hotel, Carro, Seguro e demais serviços bem como adiantamento de viagens para o passageiro. Trás ou não agilidade para sua rotina de trabalho?

Relatórios e BI

Ter controle e acesso as informações hoje é fundamental, com um online booking tool, o gestor de viagens, comprador e a empresa tem total controle do que é realizado em relação a viagens corporativas. Acesso total e irrestrito a relatórios de aéreo, Market share, room nights entre outros, algumas ferramentas ainda possuem o B.I. que torna ainda mais fácil a visualização dos dados.

Live Viagens e OBT

Na Live Viagens disponibilizamos para nossos clientes OBT de acordo com seu porte e necessidade. Trabalhamos com diversas ferramentas e analisamos qual será a opção ideal para você e sua equipe de viagens corporativas. Quer saber qual o OBT ideal para sua empresa? Entre em contato.