Blog – Live Viagens

INICIO / BLOG

Novo estudo reafirma risco baixo de se pegar Covid-19 em avião (com o uso de máscara)

Um novo estudo divulgado na quinta-feira (15) sugere que as pessoas não precisam se preocupar com a circulação do novo coronavírus no ar em aviões.

O estudo do Departamento de Defesa dos Estados Unidos corrobora o que se concluiu em pesquisas anteriores, mostrando que os sistemas de ventilação das aeronaves filtram o ar de maneira eficiente e removem partículas que podem transmitir vírus.

O estudo, divulgado ainda sem revisão por pares, não levou em consideração outras maneiras pelas quais as pessoas podem pegar o vírus em aeronaves – incluindo outras pessoas tossindo ou respirando diretamente sobre elas, em superfícies ou em espaços confinados, como banheiros.

O Comando de Transporte dos EUA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) e o Comando de Mobilidade Aérea usaram aeronaves Boeing 777-200 e 767-300 carregados com sensores destinados a duplicar o efeito de um voo de passageiros totalmente cheio.

Um manequim usando uma máscara cirúrgica simulou um passageiro com tosse infectado com um vírus respiratório.

\”Os testes presumem que, se o uso da máscara for contínuo, o número de pessoas infectadas é baixo\”, escreveu a equipe de pesquisa. “A contaminação de superfícies por vias não aerossóis (gotas grandes ou contaminação fecal) é mais provável em banheiros e outras áreas comuns e isso não foi testada aqui”, acrescentaram.

\”Essas rotas alternativas de exposição são mais desafiadoras de prever por causa da incerteza no comportamento humano.\”

Outros relatórios descobriram que pessoas infectadas com o novo coronavírus em voos talvez tenham contraído o vírus quando tiraram as máscaras para usar os banheiros.

\”Os testes não incluíram movimentos substanciais em todo o avião ou no aeroporto, saguão ou ponte, onde as taxas de troca de ar e as interações humanas variam\”, acrescentaram os pesquisadores.

\”Da mesma forma, o manequim permaneceu voltado para a frente, a incerteza no comportamento humano com as conversas e o comportamento pode mudar o risco e a direção nos assentos mais próximos de uma pessoa, especialmente para gotas grandes.\”


Muito a aprender

Muito ainda se desconhece sobre a transmissão da Covid-19 a bordo de aviões. Dois estudos anteriores documentaram casos reais de suspeita de transmissão a bordo de voos.

Ambos os estudos envolveram casos relacionados a voos longos no início da pandemia, antes que as companhias aéreas começassem a exigir máscaras faciais.

Outro estudo documentando um caso de suspeita de transmissão de coronavírus a bordo de um vôo envolveu uma mulher que usou uma máscara N95 durante o voo, exceto quando ela usou o banheiro.
Um passageiro sentado a três fileiras de distância que desenvolveu o novo coronavírus, mas nunca apresentou sintomas, também usou o banheiro.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) observam que \”a maioria dos vírus e outros germes não se espalham facilmente em voos por causa de como o ar circula e é filtrado nos aviões\”, acrescentando que a falta de distanciamento social em voos lotados que podem exigir que os passageiros se sentem a seis pés de outras pessoas por longos períodos \”pode ??aumentar o risco de contrair Covid-19.\”

Via: cnnbrasil